Dicas Gratuitas para professores de Violino e Viola  

Vídeos gratuitos falando sobre: materiais, métodos, metodologias, perspectiva da aula, como motivar os alunos, como ser um bom professor de violino, como dar uma aula eficiente, como dar aula em grupo com alunos de níveis diferentes, e muito mais...!!!

Quer dicas sobre técnicas e estratégias de ensino ?

Ricardo Sander, formado em Licenciatura em Música, estudou violino no Conservatório Dramático Musical “Carlos Campos” de Tatuí, sob orientação dos professores Milton Pires, e Pedro Dellarole, posteriormente deu continuidade nos estudos do instrumento com professores Pedro Dellarole (OSUSP) e Davi Graton (OSESP).

Participou de diversos Festivais de Música pelo Brasil, onde foi aluno de grandes professores de violino como Paulo Bosisio, Elisa Fukuda, Alexandre Kanji, Eduardo Titton, Ole Bohn.
Tocou em diversas orquestras do Conservatório de Tatuí (2003 á 2008), Foi 1° Violino na Orquestra Sinfônica Jovem de Campinas nas temporadas 2004/2005. Foi Spalla da Camerata de Salto – SP. Atualmente é violinista da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba.

É professor de violino, desde 2006, credenciado pela SAA (Associação Suzuki das Américas), Método e Filosofia Suzuki, e como Professor de violino desde 2011, quando iniciou sua especialização no ensino para crianças pequenas.

Em 2015 criou o primeiro curso para professores de violino/viola do Brasil. Um treinamento 100% on-line, onde já atende mais de 35 professores de diferentes estados do Brasil, e também no exterior. Criando uma plataforma inédita, onde ensina técnicas e uma metodologia de como ensinar violino para crianças, jovens e adultos.

Atualmente é 1º violino na Orquestra Sinfônica de Indaiatuba, professor e diretor do Centro Suzuki Indaiatuba.

É professor especializado no Método e Filosofia Suzuki, credenciado na Suzuki Association of the America.

Desde 2011, vem se especializando na área de educação musical, para crianças jovens e adultos. E todos os anos participando de cursos com especialidades em técnicas e estratégias de ensino, utilizando pedagogia Suzuki.

Você pode conferir o resultado do trabalho do Prof. Ricardo Sander através do Canal no YouTube – Centro Suzuki Indaiatuba, onde tem várias apresentações de alunos, recitais orquestras de alunos, grupos de violinos, etc.

 

Rodrigo Morais - Sorocaba - SP
Violinista Profissional e Professor de Violino

Misael Simões - Jundiaí - SP
Contrabaixista Profissional - Professor de Contrabaixo Acústico

Levi Souza - Santa Rita do Passa Quatro - SP
Violinista - Professor de Violino