Sobre Ricardo Sander

Violinista e Professor de Violino, você pode conferir o trabalho do Prof. Ricardo Sander através do Canal no YouTube – Centro Suzuki Indaiatuba – (clique aqui), onde você pode assistir apresentações de vários alunos, recitais, orquestras etc.

  • Rõmulo

    Ricardo;

    Parabéns pelo vídeo e pela iniciativa!

    Somente um comentário, notei que no vídeo você não menciona a diferença de ressonância entre o metal e a madeira. Esse sempre foi um argumento usado nesse tópico inclusive acredito em outro fóruns.

    Realmente não tenho o conhecimento para afirmar que tal diferença afete o som do instrumento, mas com certeza posso te afirmar que a mesma existe;

    Rômulo

    • admin

      Pois é Romulo, eu também não conheço nenhum documento que prove tecnicamente que isso interfere diretamente no som … pode ser que interfira sim … mas tenho certeza que que seja irrelevante …. se encontrar algo que comprove isso tecnicamente por favor nos envie e faço questão de retirar o vídeo e gravar outro .. ok .?

      Abraço e muito obrigado pelo comentário ..

      • Rômulo

        Ricardo;

        Numa pesquisa rápida aqui encontrei algumas informações interessantes;

        Aparentemente, realmente a diferença entre a frequência natural da madeira e do metal não influencia a qualidade do som. O que os estudos que encontrei frisam os seguintes pontos:

        . O micro afinador, por ser uma peça mecânica que tem partes moveis, pode ser uma possível fonte de ruídos que podem interferir no som.

        . A adição de um micro afinador altera um fator chamado de afterlenght (Sobre-distancia em uma tradução livre bem “meia boca”). Ao que parece existe uma relação ideal entre a distancia do ponto de apoio da bola da corda até o cavalete e a distancia entre o cavalete e a pestana. Não encontrei um estudo tão rigoroso quanto gostaria para confirmar esse valor mas os fóruns em que procurei mencionam o valor ideal 6:1.

        Os sites que encontrei essas informações procuram ser imparciais mostrando pros e contras das duas opções, mas principalmente o segundo abaixo defende mais fortemente o uso dos estandartes com fixos embutidos.

        Essas informações estão nos seguintes sites:

        https://www.violins.ca/info/tune_a_violin_fine_tuners.html

        http://www.allthingsstrings.com/Instruments/CARE-MAINTENANCE/How-to-Select-the-Right-Fine-Tuners

        Infelizmente só encontrei informações em inglês. Espero que isso não seja empecilho;

        Rômulo

        • admin

          Obrigado pela sua dedicação Romulo … porém queria que você testasse se pudesse.. pois o que quero dizer é o seguinte .. isso tem sim diferença em violino de solista … confirmado isso por um luthier que conversei hoje… E mesmo assim uma diferença muito, mas MUITO pequena .. que poucas pessoas podem perceber … E o canal dicas para violinistas, e o blog centro suzuki indaiatuba, não é para pessoas com nível solista, pode ver que não temos comentários de solistas… enfim … O que eu quero dizer no vídeo e post é o seguinte vou tentar deixar claro .. mas se não conseguir posso tentar gravar um vídeo sobre … em um exemplo: Não adianta o cara comprar um violino eagle de 500 reais .. ou mesmo um de luthier, esboçado ou não … colocar cordas do Mauro, e ai falar para mim que vai tirar os microafinadores porque melhora o som … ME POUPE .. isso não melhora som coisa nenhuma .. e é isso que eu falo no vídeo .. que não melhora o som … tem interferência sim mas no violino de solistas … enfim … eu tenho mais de 80 alunos de violino que dou aula por semana, desde iniciantes até intermediários … e garanto para você que não muda o som … O intuito do vídeo e do post é instruir as pessoas que buscam esse tipo de informação na internet, por exemplo alunos e iniciantes .. e ai eles se deparam com um vídeo que confirma que melhora o som e então eles resolvem tirar os micro afinadores …assim complicando a vida do professor e a deles mesmos … pois isso atrasa a aula, dificulta de eles conseguirem afinar … etc etc .. Existe uma diferença que seria percebido em violinos especiais na mão de pessoas especiais … alunos iniciantes e intermediários devem usar todos os microafinadores SEMPRE …. Obrigado pela sua dedicação .. entendo sua perspectiva .. porém minha visão de publicar na internet se baseia em orientar a grande massa, que não tem conhecimento nenhum, e provavelmente não vão estudar em alguma instituição realmente BOA …. estas precisam de informações como esta… simples e objetiva … Forte abraço e sucesso ….