Prof. Ricardo Sander

 

Ricardo Sander - Violinista / Prof. de Violino
Ricardo Sander – Violinista / Prof. de Violino

Formado em Licenciatura em Música, estudou violino no Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos Campos”, de Tatuí, sob orientação do prof. Milton Pires da Silva Júnior e posteriormente Pedro Dellarolle.

Participou de diversos master class e festivais de música, e foi aluno de violinistas renomados como: Elisa Fukuda, Davi Graton (OSESP), Daniel Guedes, Luís Amato (UNESP), Paulo Bosísio (UNIRIO), Alexandre Kanji (Holanda), entre outros.

É professor de violino, desde 2006, credenciado pela SAA (Associação Suzuki das Américas), Método e Filosofia Suzuki, e como Professor de violino desde 2011, quando iniciou sua especialização no ensino para crianças pequenas.

Em 2015 criou o primeiro curso para professores de violino/viola do Brasil. Um treinamento 100% on-line, onde já atende mais de 35 professores de diferentes estados do Brasil, e também no exterior. Criando uma plataforma inédita, onde ensina técnicas e uma metodologia de como ensinar violino para crianças, jovens e adultos.

Atualmente é 1º violino na Orquestra Sinfônica de Indaiatuba, professor e diretor do Centro Suzuki Indaiatuba.

 

  • Douglas Bento Ferreira

    Professor Ricardo Sander, boa tarde!
    Estou tendo dificuldades para tocar violino 4/4 e o meu professor disse que o melhor seria eu comprar um 7/8 por ter uma estatura baixa e mãos pequenas, porem eu não estou encontrando em minha cidade e o Luthier que conheço tem um de autor que o valor é alto R$ 8.000,00.
    Pelo seu conhecimento você sabe onde posso encontrar?

    Obrigado.

    • admin

      Ola Douglas … Desculpe a demora … Então … só vai encontrar esse tipo de violino com Luthiers mesmo … Geralmente instrumentos bons, pois quem mandava fazer um desse é porque toca muito bem e precisava de verdade de um violino7/8 … acredito que por isso existem poucos ..e os que existem são caros … aliás .. não são caros .. precisa ver se vale o valor do investimento .

      abraço e boa sorte .!!!

  • kaique Rodrigues

    tem wat sapp boa noite

  • Jailson da Silva Costa

    Professor Ricardo Sander, Boa Tarde.
    Sou da Orquestra Academia de Itaquaquecetuba e gostaria de tirar algumas dúvidas a respeito sobre assuntos referentes tocar violino oitavados em 3ª Posição sabe, porque na igreja aonde frequento estamos proibido de tocar hinos em 3ª Posição na Orquestra, podemos tocar hinos na 1ª posição em Orquestra Sinfonica existem isso?

  • Marcel

    professor estou com muitas dificuldades no vibrato eu faço aula mas não estou conseguindo