Prof. Ricardo Sander

 

Formado em Licenciatura em Música, estudou violino no Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos Campos”, de Tatuí, sob orientação do prof. Milton Pires da Silva Júnior e posteriormente Pedro Dellarolle e Davi Graton (aulas particulares).

Participou de diversos master class e festivais de música, e foi aluno de violinistas renomados como: Elisa Fukuda, Daniel Guedes, Luís Amato (UNESP), Paulo Bosísio (UNIRIO), entre outros.

É professor de violino, desde 2006, credenciado pela SAA (Associação Suzuki das Américas), Método e Filosofia Suzuki, e como Professor de violino desde 2011, quando iniciou sua especialização no ensino para crianças pequenas.

Em 2015 criou o primeiro curso para formação de professores de violino/viola do Brasil, chamado Como Ensinar Violino 3.0. Um treinamento 100% on-line, onde já atende mais de 80 professores de diferentes estados do Brasil, e também no exterior. Criando uma plataforma inédita, onde ensina técnicas, estratégias e uma metodologia de como ensinar violino para crianças, jovens e adultos, ensinando como utilizar com técnicas e metodologia correta os livros 1, 2 e 3 do método Suzuki. 

Criador de conteúdo do Canal no YouTube Dicas para Violinistas, iniciou o canal em 2015, com a intenção de criar boas referências na área de violino, assim melhorando o nível de conhecimento sobre violino e música das pessoas que buscam conteúdo sobre violino na internet. 

Em 2018, inovou mais uma vez e criou o primeiro curso online de violino, em forma de assinatura mensal, onde o aluno pode começar do zero a aprender violino ou fazer uma reciclagem de suas técnicas, em um modelo de “NETFLIX” do violino, onde o aluno paga um valor simbólico de mensalidade, e recebe toda semana uma vídeo aula nova na plataforma para que possa estudar e evoluir em suas técnicas. 

Atualmente é violinista na Orquestra Sinfônica de Indaiatuba, professor e diretor do Centro Suzuki Indaiatuba e professor de ensino coletivo de Violino/Viola no Projeto Guri.