Uma coisa que nós papais e mamães não gostamos de jeito nenhum, é assistir nossos filhos passando por situações desagradáveis, onde eles possam ficar expostos, se machucar, etc, nós temos um instinto MUITO FORTE de protegê-los a qualquer custo, e antes que aconteça algo, e poupa-los de uma situação desconfortável.
Por exemplo, se vou levar meu filho para aula de violino, e assim que eu entro na sala com o professor, eu sei que não estudamos em casa naquela semana, e ele não vai ir muito bem naquela aula, e então sem pensar quando ele erra a primeira vez algum exercício, ou logo no início da aula, eu já falo: – Esta semana não deu para ele estudar muito, por causa disso ou daquilo, ou, esta parte está muito difícil para ele, ele não está conseguindo, outro exemplo, que já aconteceu muito comigo em meu estúdio, e com mais de um aluno, é quando o pai/mãe e a criança entram na sala, e o pai ou mãe logo diz: – Nossa hoje ela está cansada, ou, Nossa, hoje ela não está muito bem, ou, ela não dormiu muito bem. E já presenciei isso por diversas vezes, e neste exato momento o aluno se transforma, se encolhe, ou solta um bocejo, tenta fazer cara de sono, reclama de algo, para dar veracidade na desculpa dada pelo pai.
E por que não devemos fazer isto …?
Quando nós soltamos uma frase destas, falando pelos nossos filhos, e na frente deles, nós como Pais, somos para eles uma autoridade, e a partir do momento em que você deu uma desculpa por ele, ele já está tranquilo, só precisa fazer parecer que é aquilo mesmo que o pai/mãe falou. Como o professor vai dizer que ele não está cansado ? Ou que ele não está muito bem, ou, o professor não vai poder cobrar muito dele, pois ele não está bem, e o pai/mãe está ali reforçando aquilo.
Isto não serve só para quando levar seu filho para aula de instrumento, eu só usei exemplos de instrumento, pois são exemplos que já aconteceram comigo, Então a partir de agora, cuidado..!!! pare de dar desculpas pelo seu filho, é um instinto nosso querer proteger os filhos de qualquer situação que achamos que pode machucar ou expor eles, mas tenha muito cuidado para não dar desculpas por ele, fazendo com que ele se apoie nisso, para passar por certas situações, mas pense no dia em que você não vai estar lá para dar uma desculpa por ele, ou tentar defender ele, como ele vai reagir ? Ensine ele a lidar com as situações, encarando, e resolvendo os problemas.
E se você gostou … não esqueça.. Compartilhe e ajude outros Pais.
Curta nossa página no Facebook e fique por dentro de tudo que publicamos.
Se você é professor de violino ou qualquer outro instrumento, e quer receber dicas sobre técnicas e estratégias de ensino, que vão te ensinar com dar uma boa aula, como motivar os alunos, como fazer os alunos estudarem em casa, CLIQUE AQUI, e comece a receber estas dicas, que já estão ajudando muitos professores que escolheram receber estas dicas
Lá no canal do YouTube, Dicas para Violinistas, você encontra vídeos falando tudo sobre violino e tudo para violinistas. (Inscreva-se no canal clicando aqui.)
Escrito por Ricardo Sander – Violinista e Prof. de Violino.