Todos sabemos quanto é difícil ter a prática diária em nosso instrumento, sabemos que sempre tem algo para nos atrapalhar, ou nos distrair. Com as crianças então, nem se fala, como conseguir que elas estudem seus instrumentos sem reclamar, sem gritar ou chorar ?
Então, eu escrevi este post para tentar ajudar você que está interessado em começar a estudar todos os dias, ou quer conseguir que seu filho estude todos os dias.
1. Planejamento – Planejando Dia, horário e tempo de estudo.
Se você não é músico profissional e ainda não tem o seu horário de estudo certo, pare agora mesmo, e faça isso que vou dizer. Pegue uma caneta e papel, e escreva todos os dias da semana, e com certeza você já sabe o que faz na sua rotina de cada dia, por mais que tenha atividades diferentes, você já tem um padrão definido. Então escreva todos os dias da semana, e pense em cada dia qual seria o melhor horário para você conseguir praticar seu instrumento, ou estudar com o seu filho o instrumento dele. IMPORTANTE: se você ainda não tem essa prática de estudar todos os dias, é muito importante que comece com um pequeno tempo de estudo, se você não é profissional, ou não está estudando para nenhum concurso, então eu sugiro que você comece com apenas 10 minutos, e se for uma criança, que você comece com apenas 3 ou 5 minutos, dependendo da idade. Escolha um tempo de estudo que você vai conseguir cumprir facilmente, como diríamos: com o pé nas costas. Um dos maiores erros, é começar a estudar e já começar com 1 hora ou 30 minutos, você se cansa, e no outro dia isso vai ser um desculpa para não estudar, você vai dizer: – Eu já estudei 1 hora ontem mesmo, hoje vou folgar. Errado, está mais que comprovado, por estudos, e por mim também com meus alunos, que o desenvolvimento acontece quando a prática acontece diariamente. Qualidade é o foco, e não quantidade. estudar todo dia 10 ou 15 minutos vale muito mais que estudar 1 dia por 2 horas.
2. Local / Ambiente de estudo
Escolha um mesmo local para estudar todos os dias, que seja uma sala, ou no quarto, ou no canto de uma sala, mas é importante você estudar sempre no mesmo lugar. Você escolhendo sempre o mesmo local para estudar, vai te ajudar a se preparar mentalmente para o seu horário de estudo, esse “ritual”vai te ajudar na intenção de estudar. Você vai criando um padrão. Tenha já no início do estudo, tudo o que você vai precisar, seja lápis, borracha, métodos, gravações, de aulas, ou músicas que precisa ouvir, para que você não precise se distrair com nada na hora de estudar. Procure um local tranquilo, sem barulho, sem distrações, se você usa Smartphone, computador, etc… Então se proponha a naqueles 10 minutos de estudos, desligar tudo, isso mesmo, avise a outras pessoas que moram com você, que se alguém ligar para você, que anotem o recado e depois você liga, pois aquele é o seu momento de estudo. Com as crianças é muito importante você se sentar no mesmo lugar, e a criança também estar no mesmo lugar, isso facilita a concentração delas.
3. Foco – Objetivo – O que eu vou praticar ? – Como vou praticar ?
Tenha já definido quais as atividades que você tem que fazer, e quantas repetições, isso repetir é uma forma ótima de conseguir desenvolver habilidades, é claro que repetir corretamente, cuidado para não repetir o errado, pois assim você está decorando e aprendendo errado. Faça devagar, mas faça certo, assim você vai gravando o correto, e depois não vai errar mais. Anote em sua aula, ou na aula de seu filho, os objetivos daquela semana, o que deve ser trabalhado e como deve ser trabalhado, IMPORTANTE: anote na aula cada dica do seu professor, é comprovado por estudos que esquecemos as coisas depois de um certo tempo, então não confie na sua memória, deixe anotado para que você tenha certeza do que deve praticar. Mesmo que você estude apenas 10 minutos, ou 5 dependendo da idade, e do nível técnico do estudo, se você tiver foco, e um objetivo a concluir, você vai desenvolver muito, quando você pensar em um longo prazo, naquele dia pode parecer que não fez nada, mas se tiver calma, o resultado vai vir com o tempo. Defina o tempo que você vai gastar em cada exercício, e use um cronometro, ou um despertador, siga as regras. Se você estipular 2 minutos para cada repetição, ou exercício, faça aquilo, naquele tempo pré-determinado, e assim que os resultados começarem a aparecer você vai se motivar a aumentar os estudos, por isso importante começar com pouco tempo, assim quando obtiver resultados, pois você vai consegui-los, ai então você vai se motivar a aumentar o tempo de estudo, pois já estará vendo bons resultados. Conforme vai passando as semanas é importante que você vá aumentando o tempo de estudo a cada semana, ou a cada 5 dias, mas não muito, aumente bem pouco, para que você nem perceba quando aumentar, mas que quando passar um mês ou dois meses, você já aumentou significativamente o seu tempo de estudo, isso funciona muito bem, aumente muito pouco, e la na frente isso vira MUITO.
4. Após estudar, faça algo que você goste e sinta prazer. (Recompensa)
Recompense o seu trabalho duro, ou de seu filho, de maneira positiva, elogie a criança após o fim do estudo, ou se você é adulto, coloque no seu planejamento fazer algo que você goste após o estudo, como entrar na internet, deitar e assistir TV, fazer uma caminhada, comer algo que você goste, isso fará com que seu cérebro automatize bons hábitos, assim o seu cérebro vai te ajudar a estudar, ter concentração, pois estudos comprovam que seu cérebro grava uma mensagem, que depois daquele esforço sempre vem uma recompensa, e isso facilita a você criar o hábito de estudar. Cuidado com as recompensas, que não vão afetar sua saúde, nem criar um hábito de que só porque a criança estudou, ela merece algo em troca, está não é a idéia. Pense sempre em algo simples, sem muito valor, mas que te traga prazer.
E agora ….?
Agora que você já leu tudo, sente com quem pode te ajudar nessa prática, e explique seus planos, anote tudo em um papel ou no celular, se puder anote em um papel o planejamento, e coloque em um lugar que você vai estar vendo sempre. Coloque despertador no seu celular, nos horários que você escolheu, use da tecnologia a seu favor, coloque seus planos e metas em papel, e vá acompanhando seu desenvolvimento.
Depois que conseguir colocar tudo isso em prática e enxergar os resultados, venha nos contar aqui nos comentários, ou nos escreva agora mesmo, o que você vai fazer, ou como este post está te ajudando, ou motivando.
Se você acha que este post pode ajudar um amigo seu, ou um pai que tem problemas para estudar com seus filhos, marque ele, compartilhe com ele, estimule os país de onde seu filho estuda a todos colocar em prática estas dicas e compartilhem os resultados, vai ser muito legal, e motivante.
Curta nossa página no Facebook e fique por dentro de tudo que publicamos.
Lá no canal do YouTube, Dicas para Violinistas, você encontra vídeos falando tudo sobre violino e tudo para violinistas. (Inscreva-se no canal clicando aqui.)
Se você é professor de violino, e gostaria de aprender técnicas e estratégias de ensino, aprendendo um passo a passo de como utilizar o método suzuki, com quem já fez os cursos suzuki, e já tem ótimos resultados, então CLIQUE AQUI, e saiba mais sobre um curso 100% on-line que está com um preço super acessível em uma campanha por tempo e vagas limitadas, então corre lá para saber mais…
Texto escrito por Ricardo Sander – Prof. de Violino.

Formado em Licenciatura em Música, estudou violino no Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos Campos”, de Tatuí, sob orientação do prof. Milton Pires da Silva Júnior e posteriormente Pedro Dellarolle.
Participou de diversos master class e festivais de música, e foi aluno de violinistas renomados como: Elisa Fukuda, Davi Graton (OSESP), Daniel Guedes, Luís Amato (UNESP), Paulo Bosísio (UNIRIO), Alexandre Kanji (Holanda), entre outros.
É professor de violino, desde 2006, credenciado pela SAA (Associação Suzuki das Américas), Método e Filosofia Suzuki, e como Professor de violino desde 2011, quando iniciou sua especialização no ensino para crianças pequenas.
Em 2015 criou o primeiro curso para professores de violino/viola do Brasil. Um treinamento 100% on-line, onde já atende mais de 50 professores de diferentes estados do Brasil, e também no exterior. Criando uma plataforma inédita, onde ensina técnicas e uma metodologia de como ensinar violino para crianças, jovens e adultos.
Atualmente é 1º violino na Orquestra Sinfônica de Indaiatuba, professor e diretor do Centro Suzuki Indaiatuba.